Passos para estruturar sua organização de saúde frente à pandemia de Covid-19

Executivos ddas organizações de saúde de todo o mundo enfrentam enormes desafios: o colapso da demanda dos clientes (grande parte pela paralização de procedimentos e cirurgias eletivas), modificações regulatórias significativas (Boletins, Normas, Orientações e Guidelines de fontes diversas), interrupções na cadeia de suprimentos (além dos preços exorbitantes dos materiais, equipamentos e EPI´s), desemprego (muitos colaboradores evitando estar na linha de frente da assistência à Covid), recessão econômica e aumento da incerteza.

E,assim como os aspectos humanitários e de saúde da crise, o lado comercial precisa de maneiras de se recuperar, estabelecendo-se as bases para suas recuperações agora.

  1. Que posição você pode alcançar durante e após a pandemia?
    Para tomar decisões estratégicas coerentes e inteligentes, é preciso entender a posição da sua organização em seu ambiente. Quem é você no seu mercado, qual o papel que desempenha no seu ecossistema e quem são seus principais concorrentes? Você também deve entender para onde está indo. Você pode encerrar suas operações e reabrir inalterado após a pandemia? Você pode recuperar o terreno perdido? Você vai à falência ou pode emergir como um líder de mercado alimentado por desenvolvimentos durante o bloqueio?
    As empresas diferem em seu nível de resiliência. Agora você deve tomar medidas para mapear sua posição provável quando a pandemia diminuir.
  2. Qual é o seu plano para se recuperar?
    Um plano é um curso de ação que indica o caminho para a posição que você espera alcançar. Deve detalhadamente explicar o que você precisa fazer hoje para alcançar seus objetivos amanhã. No contexto atual, a questão é o que você deve fazer para superar a crise e voltar aos negócios quando ela terminar.
    A falta de um plano só agrava a desorientação em uma situação já confusa. Ao elaborar as etapas que você pretende seguir, pense ampla e profundamente e tenha uma visão mais ampla. Pense em estabelecer este plano em um Comitê de Crise organizacional, por exemplo.
  3. Como sua cultura e identidade mudarão?
    Perspectiva significa a maneira como uma organização vê o mundo e a si mesma. Com toda a probabilidade, sua cultura e identidade mudarão como resultado da pandemia. Uma crise pode unir as pessoas e facilitar um espírito coletivo de resistência – mas também pode separar as pessoas, com indivíduos desconfiando um do outro e cuidando predominantemente de si mesmos. É crucial considerar como sua perspectiva pode evoluir. Como sua organização estava culturalmente preparada para lidar com a crise? A situação atual unirá seus funcionários ou os separará? Eles verão a organização de maneira diferente quando isso acabar? Suas respostas informarão o que você pode alcançar quando a pandemia terminar.
  4. Quais novos projetos você precisa para iniciar, executar e coordenar?
    Suas respostas às tais perguntas devem indicar um conjunto de projetos para resolver seus problemas relacionados à pandemia de coronavírus. O desafio é priorizar e coordenar iniciativas que irão proteger a organização no futuro. Cuidado ao iniciar vários projetos que dependem dos mesmos recursos críticos, que podem ser indivíduos específicos, como gerentes de topo ou departamentos específicos, como TI. Com muitas novas iniciativas, você pode acabar com uma guerra por recursos que atrasa ou inviabiliza sua resposta estratégica.
  5. Como você está preparado para executar seus planos e projetos?
    Por fim, você precisa avaliar a preparação da sua organização. Você está pronto e é capaz de realizar os projetos descritos, principalmente se grande parte da sua organização mudou para o trabalho remoto? Existem grandes diferenças de preparação nos níveis individual, de equipe, organização e nacional. Os recursos disponíveis, juntamente com a rapidez e a qualidade dos processos de tomada de decisão, variam muito, e as diferenças determinarão quem alcançará e quem ficará aquém do sucesso.
    Esteja ciente de que os consumidores se lembrarão de como você reagiu durante a crise. Aumentar os preços durante uma escassez, por exemplo, pode ter um efeito significativo no relacionamento com os clientes no futuro.

Fonte: Pedersen, CL, Ritter, T. Preparing your business for a post-pandemic world. Harvard Business Review, April,2020

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